Geral

Monumentos históricos em Makli, Thatta

O sítio arqueológico de Thatta e necrópole de Makli testemunham de forma notável a civilização do Sind de 14 ao final do século XVIII. Dentro da ampla família dos monumentos islâmicos, aqueles de Thatta representam um tipo particular, notável para a fusão de diversas influências em um estilo local. O efeito da grande mesquita de Shah Jahan com seu complexo de edifícios de azuis e brancos tampado por 93 cúpulas é exclusivo.

De 14 ao final do século XVIII, Thatta desempenhou um papel importante na história do Sind, como a cidade, que comandou o delta do indo, tinha sido sucessivamente a capital do Samma, dinastias Argun e Tarjan antes sendo governado de 1592 de 1739 em nome dos imperadores Mogol de Deli.

De 1739, quando a província de Sind foi cedida para o Nadir Xá do Irã, Thatta entrou em um período de decadência e abandono. Preserva a site, em um Estado de integridade excepcional, um imponente complexo monumental com os restos da cidade própria no vale e especialmente os da necrópole, reunido na borda do planalto Makli, cobrindo uma distância de cerca de 12 & nbsp; km.
Os quatro séculos que compõem a idade de ouro de Thatta deixaram seus vestígios na forma de monumentos de alta qualidade em pedra e tijolo. Entre aqueles em pedra estão os túmulos de Jam Nizammudin, que reinou de 1461 a 1509, e aqueles de Isa Khan Tarjan o jovem e de seu pai, Jan Baba, ambos os quais foram construídos antes de 1644. Entre os edifícios em tijolo e azulejos são a Mesquita de Dabgir, que de Shah Jahan (1644-47) e numerosos mausoléu, e é o mais colorido de túmulos dos quais que de Diwan Shurfa Khan (m. 1638).

Se a tumba de Jam Nizamuddin estabelece laços evidentes com arquitectura Hindu do estilo Gujerat e a influência da arquitetura de Mughal imperial, é de nenhuma maneira uma cópia simple. Em Thatta, um conceito original de decoração de pedra nasceu, talvez usando modelos de telha vidrada. Mesmo na área de terracota arquitectónica, os exemplos distantes da Pérsia e Ásia foram transpostos. Em sua técnica, nem sua cor dos monumentos de Thatta lembram as de Lahore.

Ar sal transportado pelas monções tem um efeito extremamente nocivo e corrosivo sobre o tijolo, tornando a preservação de um grande número de monumentos do planalto Makli altamente precária.

 

(c) images Mwagas