Mensagem do Governador
para o mês de Março

  • Governador Manuel Cordeiro

Março – Mês da Alfabetização

Caros(as) companheiro(as)

O mês de Março é dedicado à Alfabetização, muito comummente definida como a capacidade de ler e escrever, envolvendo certas habilidades funcionais como seja o usar o computador, compreender os procedimentos correctos para prevenir doenças ou entender a mensagem escrita num cartaz publicitário ou outro.

Quando os rotary clubes implementam projectos nesta área, estão a capacitar pessoas com vista a desenvolverem-se do ponto de vista económico, a ter uma vida saudável e a serem mais pacíficas. Se tivermos, também, como objectivos aperfeiçoar a capacidade dos professores para ensinar, fortalecer as escolas para que estas entendam as necessidades dos alunos, aumentar o acesso a programas educacionais para homens e mulheres, a reduzir as barreiras que impedem a alfabetização e promover condições que favoreçam a alfabetização nas comunidades, então estamos a ser úteis à sociedade em que vivemos.

Neste mês vamos, nos nossos clubes, discutir assuntos ligados à alfabetização, convidando companheiros rotários com experiência para proferirem palestras sobre este tema. E porque não colaborar num projecto que tenha como tema a alfabetização? Sendo a alfabetização uma das Ênfases Presidenciais, será tema na Convenção de Montreal, em Junho próximo, numa intervenção da cantora de música country, Dolly Parton, que dará realce à alfabetização infantil, que é um tema a que se tem dedicado ultimamente.

O nosso Presidente John Kenny exorta-nos a participar na convenção pois considera que todo o rotário devia participar pelo menos numa durante a sua vida de rotário. Ali se podem encontrar parceiros para projectos, se fazem amizades e se carregam baterias para revigorar a nossa condição de rotários.

Aceitem um abraço do companheiro e amigo,

assinatura
Manuel Cordeiro