Convenção Internacional de Rotary Lisboa 2013

ROTARY JUNTA O MUNDO EM LISBOA

Com milhares de associados por todo o mundo, a convenção desta organização humanitária injetará mais de 100 milhões de euros na economia local

A “mais antiga cidade da Europa Ocidental” irá organizar a convenção anual de Rotary International, sob o tema “Lisboa – Um Porto para a Paz”, entre 23 e 26 de Junho, atraindo mais de 25.000 inscritos de mais de 160 países.

Frequentemente descrita como uma “mini Nações Unidas” devido à sua visão global e diversidade cultural, espera-se que a sempre colorida convenção de Rotary International injete cerca de mais de 100 milhões de euros na economia local. A área em redor do Pavilhão Atlântico e da Feira Internacional de Lisboa será transformada num caleidoscópio de energia, cor e animação à medida que os membros de Rotary participam num evento com uma extensa agenda, composta por sessões plenárias, workshops, entre outras atividades.

Todos os anos Rotary esforça-se para fazer da Convenção um evento com relevância para a cidade anfitriã. O tema “Lisboa – Um Porto para a Paz” concentra-se no significado e na história de Lisboa como um porto de mar. Segundo Luís Miguel Duarte, presidente da Comissão Anfitriã de Rotary, “Em 108 anos de serviços humanitários de Rotary, esta será a primeira vez que Portugal organiza uma Convenção de Rotary International. Esta será a maior convenção alguma vez realizada em Portugal onde membros de Rotary de todo o mundo juntar-se-ão para seguir o espírito universal português de compreensão e boa vontade.”. A convenção anual será o palco de histórias de sucesso, intercâmbio de ideias e procura de caminhos para promover a paz através do serviço de voluntariado.

A prioridade máxima de Rotary passa pela erradicação da Póliomielite (Pólio), uma doença responsável pela paralisia e deformações e que é potencialmente fatal, que ainda ameaça crianças na Nigéria, Afeganistão e Paquistão. A Europa encontra-se livre da Pólio desde Junho de 2002 mas a ameaça permanece enquanto a doença não for erradicada a nível mundial.

Rotary é uma organização mundial composta por um grupo de líderes e profissionais que providenciam serviços humanitários e ajudam a cimentar a paz e a compreensão mundial. O número de membros de Rotary, a nível global, é de aproximadamente 1.2 milhões de homens e mulheres que pertencem a mais de 34,000 Rotary Clubs em mais de 200 países e áreas geográficas.

- Guia Oficial de Transportes de 2013
- Programa 104ª Convenção Anual do Rotary International

Para imagens e vídeos em alta resolução, visite o Media Center do Rotary.

Procura mais notícias e informações sobre a Convenção?
- Visite o site da Comissão Anfitriã e saiba mais sobre Lisboa
- Draft Programa