Associação de Bolseiros

Saiba o que é!

A Associação de Bolseiros da Fundação Rotária Portuguesa agrupa todos os seus bolseiros e ex-bolseiros ou premiados. Esta Associação visa congregar todos aqueles que vivem ou viveram integrados no ideal rotário e que poderão ser, se assim o pretenderem, difusores destes ideais e se possível, no futuro, contribuir monetariamente para que mais jovens venham igualmente a beneficiar de ajudas desinteressadas.

Voltar ao topo

Órgãos Sociais

Assembleia Geral

Presidente:

José Diamantino (por inerência do cargo de Presidente do Conselho de Administração da Fundação Rotária Portuguesa)

Vice-Presidente:

Dulce Maria Neto Silva

Secretário:

Ana Maria Eirinhas Alves

Concelho Fiscal

Presidente:

José Diamantino Martins Gomes

Tesoureiro:

António Pedro Silva Lima

Secretário:

Olívia Maria Rodrigues Gomes Miro

Direcção

Presidente:

Germano Marques da Silva

Tesoureiro:

Luís Jesus Castanho Ferreira

Secretário:

Mónica Cristina Frausto Travessa

Vogais:

Carla Maria Neves Matias

Domingos Lopes de Miranda

João Paulo Leite Martins Freire

Maria João da Silva Mota Monteiro

Maria da Glória Cardoso Ribeiro

Victor Rogério Borges Farricha

Voltar ao topo

Projectos

1. Ryla - Rotary Youth Leadership Award

Anualmente os Distritos Rotários Portugueses ( em número de 2 – o Distrito 1970 de Leiria para Norte e o Distrito 1960 de Leiria para Sul) organizam os programas RYLA – normalmente 1 semana de férias, próximo da Páscoa, cujo objectivo é promover o convívio entre jovens, despertar a capacidade de liderança e dar a conhecer os ideais de Rotary.

A ABFRP procurará que as Governadorias de cada Distrito disponibilizem alguns lugares para bolseiros da FRP.

2. Prémios de Mérito – Casal Melich e Teixeira Lopes - para os Bolseiros com melhor aproveitamento escolar

A FRP anualmente atribuirá dois prémios de mérito, com o nome dos doadores, um ao melhor bolseiro do Distrito 1970 e outro ao do Distrito 1960.

O Prémio será de 100 contos e, sempre que possível, quinze dias de férias num campo de férias no estrangeiro, organizado por Rotary.

O campo de férias consiste na constituição de um grupo de cerca de 20 jovens de diferentes países, que durante 15 dias ficarão alojados em casas de rotários do país visitado ou em casas da juventude, mas sempre acompanhados por rotários.

O bolseiro com o prémio monetário adquirirá as passagens e reservará o restante para “pocket money”. O alojamento e a alimentação são gratuitas.

3. Bolsas Reembolsáveis

Este projecto consiste em atribuir bolsas de estudo a título reembolsável, nos diferentes níveis de ensino ou em pós-graduações, com base num compromisso cívico a celebrar entre o Bolseiro e a Associação de Bolseiros.

A FRP criará e dinamizará um fundo consignado para o efeito com contribuições de rotários e não rotários, sendo muito importante a acção da Direcção da Associação na angariação de fundos, quer junto de antigos bolseiros, quer junto de empresas.

A ABFRP e a FRP anualmente definirá os montantes a afectar bem como os critérios de atribuição e caberá à Associação desenvolver as diligências no sentido da recuperação das verbas. A gestão administrativa e financeira das bolsas reembolsáveis caberá à FRP.

4. Participação nos debates sobre Política Educativa

A FRP pretende passar a ter uma opinião sobre a Educação em Portugal.

Para isso, tenciona realizar anualmente, no início do ano lectivo, um seminário para discutir o estado, as políticas que nessa área devem existir. Para isso conta com a intervenção dos rotários, dos jovens do Rotaract (de 18 a 28 anos) e do Interact (de 14 a 18 anos).

Considera-se que a intervenção dos bolseiros e ex-bolseiros será muito importante, pelo conhecimento da realidade vivida, pelo que a ABFRP procurará dinamizar a participação activa nos trabalhos do Seminário, com teses e intervenções.

5. Aumentar o número de associados

A ABFRP para se afirmar e atingir os objectivos que estão definidos estatutáriamente terá de tentar chamar para o seu seio o maior número de ex-bolseiros.

Promover a ABFRP junto dos actuais bolseiros, para que se tornem membros efectivos.

6. Angariar fundos

A FRP debate-se com escassez de fundos para poder responder a todas as solicitações que lhe são efectuadas, bem como para enveredar por novos projectos.

Há que definir um programa de abordagem a ex-bolseiros no sentido de efectuarem contributos à FRP em dinheiro ou em serviços.

Voltar ao topo

Ficha de Inscrição

Pode fazer o Download desta Ficha de Inscrição e:

- Preencha o PDF com os seus dados

- Salve o Documento e Envie para frp@mail.telepac.pt

Ficha de Inscrição

Voltar ao topo