69ª. Conferência do Distrito 1960

Iniciamos o mês de Maio com a nossa ida a Portalegre, cidade linda do Alentejo, terra adoptiva do grande poeta que foi José Régio.
Vamos à nossa Conferência Distrital, ao nosso encontro anual em que, uma vez mais, iremos reflectir sobre o nosso trabalho em Rotary. É uma paragem no quotidiano de todos e de cada um, uma oportunidade de sentirmos que não estamos sós nesta missão de criarmos um mundo melhor, mais feliz para todos. De aprendermos uns com os outros, de vivenciarmos a experiência de todos que, nas suas comunidades e à sua maneira, dão de si com alegria àqueles que mais precisam.
Nas peregrinações da Idade Média, por exemplo pelos caminhos de Santiago, os mais novos e mais saudáveis iam atrás para que os mais idosos e os mais fracos não ficassem sozinhos, não se perdessem no caminho, o que seria, na altura, muito perigoso. E, de quando em vez, esses peregrinos mais jovens gritavam bem alto “ultra eia” para que todos ganhassem mais alento para vencerem as dificuldades e prosseguissem a sua caminhada.
Hoje apelo também aos Rotários mais jovens e aos Rotaractistas e Interactistas que puxem pelos mais velhos, os motivem para a caminhada, para a nossa viagem até Portalegre, à nossa Conferência.
Vamos encher Portalegre com a nossa alegria, o nosso amor, porque somos gente que gosta de gente, de toda a gente.
Vamos fazer da nossa Conferência Distrital uma grande festa Rotária. Um achamento dos outros e de nós. Quem somos, donde vimos, para onde queremos ir? E o povo não rotário há-de perguntar-se: que gente é esta que ama toda a gente e a toda a gente quer ajudar?
E na procura da resposta, futuramente talvez tenhamos mais sócios para os nossos Rotary clubes.
Evocando Zeca Afonso, também me apetece cantar alto: “vem Companheiro vem, traz um Amigo também”.
Vem Companheiro, vem. Estou em Portalegre à tua espera. Traz um Amigo também.

Com um  forte abraço,

António da Silva Mendes
Governador 2014-2015
Distrito 1960 – Portugal