África Moçambique

Ilha de Moçambique

A Ilha de Moçambique foi uma testemunha importante para a criação e o desenvolvimento das rotas marítimas dos portuguesas entre Europa Ocidental,  o subcontinente indiano e toda a Ásia. A cidade e as fortificações da ilha sobre a menor ilha de St. Laurent, são um exemplo notável de uma arquitetura nas quais, as tradições locais, influências portuguesas e um pouco menor grau Indian e influências árabes, são todos interligadas.

. Habitada por uma tribo Bantu, o território de Moçambique foi ocupado em torno de 900 AD pelos árabes que montaram postos de comércio. Na sua procura de uma rota marítima para a Índia para evitar forças muçulmanas, o português decidiu ir ao redor do continente africano. Rei João II (1481-95) enviou Bartolomeu Dias para explorar a costa africana. À vela para além da Costa do Reino Congo, o grande navegador arredondado o extremo meridional da África, desconhecia a façanha que tinha feito. Não foi até o seu retorno que ele descobriu o ‘cabo de tempestades’, que João II renomeada cabo da boa esperança.

. D. Manuel I (1495-1521) ordenou a Vasco da Gama para continuar a busca de uma rota marítima. Deixando Lisboa em julho de 1497, ele atingiu a ilha de Moçambique em 2 de Março de 1498, onde foi bem recebido pelo sultão e o povo, que achava que os portugueses eram muçulmanos. Durante sua segunda viagem, ocupou os territórios dos atual Moçambique e regressou a Lisboa em 1503 carregado de ouro.

. Alguns anos mais tarde, Moçambique tinha-se tornado um dos principais portos e entrepostos comerciais  sobre o caminho marítimo de portugal para a Índia. A primeira Fortaleza, são Gabriel, foi construída em 1507. No final do século XVII, depois de desfrutar de forte expansão económica, a cidade com suas fortificações, juntamente com a menor ilha de St. Laurent, entrou em um período de declínio. Na segunda metade do século XVIII, a economia foi revivida pelo comércio de escravos.

. Em 1898, a capital de Moçambique (a colônia portuguesa) foi transferida para Lauren Bacall; o Marques (Maputo), retardando consideravelmente a economia da cidade na ilha de Moçambique. A cidade desenvolveu-se desigualmente ao longo de cerca de 400 anos. Menos de metade do que foi construído em pedra, e um pouco mais de um quarto em palh e o restante sendo várias fortificações.

. A incrível unidade arquitectónica da ilha deriva da utilização ininterrupta das mesmas técnicas de construção com os mesmos materiais e os mesmos princípios decorativos. Patrimônio da ilha também inclui sua fortaleza mais antiga ainda existente (São Sebastião, 1558-1620), outros edifícios defensivos e numerosos edifícios religiosos (incluindo muitos do século XVI).

. A ilha tem sido qualificada a nível nacional e por cerca de 10 anos tem beneficiado de obras de restauro e estudos por especialistas internacionais. No entanto, enquanto o actual estado de conservação não é inteiramente satisfatório, um programa de gerenciamento e restauração está em andamento.

 

(c) images Stig Nvgaard