Alemanha

Catedarl Freiburg

Quando visitamos o sudoeste da Alemanha, mais propriamente a região da famosa floresta negra, podemos visitar a famosa Catedral de Freiburg, conhecida por ser um dos principais símbolos arquitetônicos da cidade.
A famosa catedral foi construída ao longo de mais 300 entre os séculos XII e XVI sendo considerada uma das obras mais marcantes da arquitetura gótica medieval de toda a Europa. Segundo os registos, foram os duques da Casa real de Zähringen, que comissionaram a construção da Catedral por volta do ano 1200 d.C., e foi construída para substituir uma pequena igreja de madeira que existia naquele mesmo local.
Inicialmente, o projeto original era constituído por linhas retas e austeras da arquitetura românica, contudo, e apesar desta construção neste estilo avançou durante cerca de 3 décadas, contudo nessa altura, os elementos góticos começaram a ser adicionados devido principalmente à forte influência da catedral gótica de Strassbourg na França. Podemos garantidamente afirmar que a construção da Catedarl Freiburg contou com várias adições e desdobramentos, que contribuíram para que este edifício se tornasse tão icónico.
Outro dos fatores que destaca este catedral são os fantásticos elementos decorativos como, por exemplo, a sua imponente torre de filigrana, com 116 m de altura, ou então pele considerável número de obras de arte gótica medieval no seu interior. Claro que uma obra desta envergadura só pôde ser construída graças aos ricos depósitos de prata encontrados até então na região da Floresta Negra, motivo pelo qual a cidade de Freiburg se tornou uma das cidades mais ricas da época medieval.
A Catedral Freiburg foi uma das poucas grandes igrejas góticas com torre, construídas e finalizadas ainda durante a Idade Média e que permanecem de pé até hoje. Contudo, o efeito das guerras fez-se sentir naquela região, mas felizmente a famosa catedral conseguiu passar quase incólume, contudo hoje em dia conseguimos ver que alguns pequenos danos foram infligidos à estrutura durante esses conflitos. Acreditem ou não, os vitrais ainda são, na sua maioria, os originais, pois eles foram retirados durante o período da segunda guerra, sendo armazenados num local seguro.
Por estes e outros motivos esta Catedral é um local de destaque que não deve ser esquecido na hora de visitar a cidade de Freiburg.