África Reservas Naturais

Ar e reservas naturais de Ténéré

História
A reserva foi concursada pelo Decreto n. º Infobase produzido por WCMC, de Janeiro de 1992.

. Situado na região saariana do Níger, aproximadamente 160 km a nordeste de Agadèz, a reserva inclui uma pequeno núcleo, área integrante de reserva chamada Sanctuaire des Addax.

. A reserva situa-se em uma região árida do Saara, com queda de chuva média de cerca de 50 milímetros por ano. É composto por duas zonas principais: os maciços de montanha da revolta de ar a 2.000 m de altitude e uma extensa zona plana que é deserto. Habitats são diversas, variando de comunidades aquáticas nas piscinas, rocha permanentes das montanhas, vales pesadamente arborizados e deserto de areia aberto. As montanhas de ar são, basicamente, um enclave Sahel rodeado por um ambiente de Sara, mas elementos sudaneses e Mediterrâneo também estão presentes.

. Foram identificadas 40 espécies de mamíferos, 165 aves, 18 répteis e um anfíbios de reserva.

.  Locais arqueológicos de Paleolítico e Neolíticos são encontrados em muitos locais na reserva, com gravura de rocha. Os habitantes de Twareg, cerca de 3.500 7.000, na maior parte mantêm um estilo de vida de pastoralismo de cabras e camelos. As populações estabeleceram práticas de agricultura irrigada, cultivo de trigo, frutas e legumes.

 

Image (c) Dan Lundberg