Mensagem do Governador Ernesto Rodrigues- Junho

  • Minhas Companheiras e Meus Companheiros
     
    Em meu nome e no da Maria de Fátima quero saudá-os com muita amizade e enviar-lhes calorosas saudações rotárias extensivas aos cônjuges.
     
    É para mim uma honra e um privilégio poder servir o movimento que um dia abraçámos, agora ocupando este cargo que é um desafio e uma responsabilidade.
     
    Estando grato pela benevolência confesso-me de alma e coração eivado da melhor vontade e com determinação e empenho para não desmerecer tamanha honra.
     
    Para mim rotary não é só uma associação, não é só um movimento qualquer. Rotary é um caminho que é preciso percorrer, uma vivência concreta de ideais de serviço, uma esperança para um mundo melhor.
     
    Rotary é, em sumo, Vida!
     
    Vida que serve para criar felicidade em nós e dar felicidade aos outros, na grandeza máxima do lema "dar de si, antes de pensar em si".
     
    Esta prática assenta em três vectores essenciais, na amizade, na tolerância e no serviço.
     
    Paul Harris no seu caminho para o Rotary diz que "o rotary nasceu do espírito de tolerância, boa fé e serviço, qualidades características de meus familiares e companheiros de infância na Nova Inglaterra. Tenho tentado transmitir a minha fé nesses valores a outros seres humanos com a mesma intensidade com que ela brilha dentro de mim."
     
    Caros Amigos e companheiros:
     
    É para mim fundamental caminhar lado a lado, com todos partilhar a amizade, servindo na serenidade e com as possibilidades de cada um, a vivência rotária.
     
    As palavras movem mas o exemplo arrasta: Que a nossa vida rotária seja exemplo, que seja motivação para que outros sintam e vivam que ser rotário é diferente porque faz o bem consigo, com os mais próximos e com os demais. Que os demais, face á nossa acção exclamem "olhai como eles, servem".
     
    Não há dia nenhum que não sejamos chocados pela violência e falta de respeito pela vida.
     
    A vida valor máximo é destroçada e cada vez mais olhada com desdém e pouco valor:
     
    - A vida humana é atacada de todas as formas
     
    - Mata-se por futilidades
     
    - É preciso salvar a vida
     
    - É urgente salvar a vida
     
    E se o Rotary é vida, todos e cada um de nós tem o dever de a defender e trabalhar para a sua preservação.