Teresa Mayer: “Estou certa que juntos iremos
dar acção ao futuro da nossa Fundação”

Cerimónia de tomada de posse teve lugar em Coimbra

Ambiente descontraído na cerimónia de tomada de posse de Teresa Mayer (E-Clube Portugal D1960) como presidente do Conselho de Administração (CA) da Fundação Rotária Portuguesa (FRP). A actual responsável pelos destinos da maior organização rotária em Portugal sucede no cargo a José Diamantino Gomes (Rotary Club da Senhora da Hora), que nos últimos três anos dirigiu os destinos da fundação.
Na cerimónia, que teve lugar este fim-de-semana no Hotel D. Inês, em Coimbra, e que reuniu mais de meia centena de rotários, tomaram ainda posse João Manuel Nunes Romão (Rotary Club de Cascais-Estoril, Distrito 1960) e José Ribeiro Ferreira (Rotary Club de Coimbra, Distrito 1970) como vogais do mesmo órgão.
A sessão foi presidida por Fernando Laranjeira (Rotary Club de S. João da Madeira), governador do distrito rotário1970, que esteve acompanhado, na mesa, por Afonso Malho, Rotary Club da Moita (governador indicado para o distrito rotário1960 ano 2017-2018); Manuel Cardona (Rotary Club de Vila Real), presidente do Conselho Superior/Curadores; Teresa Mayer, presidente da FRP; António Silva Mendes (Rotary Club de Almada), governador do Distrito 1960; António Custódio Vaz (Rotary Club de Coimbra), governador eleito 2015-2016 e José Ribeiro Ferreira (Rotary Club de Coimbra) que secretariou os trabalhos.
No discurso de tomada de posse Teresa Mayer colocou a tónica na pureza de Rotary, na ética e nos valores frisando que «a ética em Rotary é o motor que faz girar um Movimento pelos princípios na atitude, pelos valores na acção, pela verdade no caminho e pela imagem pública de uma Fundação que congrega em si o feliz peso de uma história e de uma cultura de centenas de rotárias e rotários que espalhados por vários pontos deste Portugal dignificam Rotary com intensidade, com paixão e com muita motivação».
Neste sentido, deixou um alerta a todos os que não se enquadrem naquelas premissas que «façam o favor de serem felizes noutro plano de acção que não o de Rotary e desta Fundação».
Deixou ainda o desafio de viver Rotary «com a nossa Fundação na sua integralidade, de exigirmos que nos nossos clubes se respire valores, que se viva a ética na acção e na rigorosa admissão de futuros sócios, pois neste caminho de manutenção da pureza de Rotary, todos somos responsáveis, temos de o sentir e de o assumir, não podemos ser cúmplices de desvirtuamentos do nosso ideal (…)».
A nova presidente do CA da FRP deixou ainda uma palavra de agradecimento a Diamantino Gomes, seu antecessor no cargo, e a toda a equipa que com ele trabalhou, e felicitou o CA a que agora preside frisando que «estou certa que juntos iremos dar acção ao futuro da nossa Fundação».
Usaram ainda da palavra Afonso Malho, Manuel Cardona, António Silva Mendes, António Custódio Vaz e Fernando Laranjeira, unânimes nas felicitações que formularam a Teresa Mayer e nas palavras de apreço ao anterior Conselho de Administração.

 

Votos de sucesso

 

Afonso Malho
(Rotary Club da Moita)
Governador indicado Distrito 1960 para o ano 2017-2018

É para mim honroso estar presente na tomada de posse da nossa companheira Teresa Mayer, a qual tem sido para mim uma referência ao longo destes anos. Sempre que tenho tido alguma dúvida ou que preciso do seu auxílio, tem estado incondicionalmente ao meu lado, como também, tem estado ao lado de todos os outros companheiros que integram este movimento. Quero manifestar o meu apreço e desejar-lhe as maiores felicidades no cargo em que acabou de tomar posse.

 

António Vaz
(Rotary Club de Coimbra)
Governador eleito Distrito 1970 ano 2015-1016

Apraz-me estar presente nesta transmissão de mandatos. Regozijar-me pelo trabalho que tem sido desenvolvido nestes últimos anos, ao mesmo tempo, felicitar a nova direcção, os novos elementos que compõem este Conselho de Administração e desejar-lhes o maior sucesso, na senda dos seus antecessores. Que seja um ano de progresso de potencialização de todos os eventos. Desejar as maiores felicidades e os maiores sucessos.

 

Manuel Cardona
(Rotary Club de Vila Real)
Presidente do Conselho Superior/Curadores

Rotário desde 1966 sempre olhei para a Fundação Rotária Portuguesa como se dizia na altura como: “a menina dos nossos olhos”. Continua a ser “a menina dos nossos olhos”. Ao longo deste triénio o Conselho de Administração foi presidido pelo companheiro Diamantino Gomes, que deu de si sem pensar em si. Com intenso trabalho que tem profissional, e da vida particular, entregou-se totalmente à Fundação Rotária Portuguesa. Estou certo que está satisfeito por ter cumprido os objectivos a que se propunha. Agora, novo conselho directivo composto por Teresa Mayer e os nossos companheiros e amigos rotários dedicados irão também, certamente, cumprir os seus objectivos, engrossar o número daqueles que se interessam pela Fundação Rotária Portuguesa e dar ao Rotary em Portugal o seu contributo de servir. Desejo-lhe as maiores felicidades. Parabéns.

 

António Mendes
Governador D 1960

É com muita alegria que estou aqui presente. A comissão agora eleita vai, certamente, continuar o trabalho que a anterior administração realizou e que foi altamente positivo. (…) Fico muito contente por termos uma equipa que assume agora a direcção da Fundação Rotária Portuguesa (pela qual tenho um carinho enorme). A todos um grande sucesso na vossa acção.

 

 

Fernando Laranjeira
Governador D 1970

(…) Tive o privilégio de vir a muitas reuniões da Fundação Rotária Portuguesa e aprendi, percebi o que é a Fundação Rotária Portuguesa. Percebi também o que ela faz. Porque é nas discussões internas que se aprende. Hoje estamos aqui todos porque gostamos da Fundação Rotária Portuguesa (…). Ainda não fizemos tudo. A obra nunca está acabada (…). Hoje é um dia muito feliz. Minha querida Teresa sei que vais cumprir o teu papel. Que este conselho de administração que vais gerir vai fazer história. (…) continuar com a obra que alguém há 55 anos quis de facto lançar: a nossa FRP. (…)

 

Clique aqui para ler na integra o texto da intervenção da Compa.ª Presidente.