Clubes rotários candidataram
em Setembro 78 projectos

Novo Regulamento de candidatura a projectos de apoio da FRP

Setembro de 2015 constituiu a 11.ª fase de candidaturas, desde que o novo Regulamento de Candidatura a Projectos de Apoio da Fundação Rotária Portuguesa (FRP) foi aprovado na assembleia de representantes que teve lugar em Abrantes, de 2010.
Apesar das dificuldades económicas conhecidas e identificadas por todos os cidadãos, a realidade é que os clubes rotários continuam a dar um sinal de dinamismo nas suas comunidades ao candidatarem 78 projectos nas ênfases do Combate à Fome e à Pobreza; Promoção da Saúde e da Alfabetização/Educação.
Dos 78 projectos candidatados e analisados por uma comissão constituída por Teresa Mayer, Armindo Carolino e José Ribeiro Ferreira (todos elementos do Conselho de Administração da FRP) 68 foram aprovados, o que corresponde a um apoio, por parte da FRP, no valor de 58.236,00 euros.
Da análise de todos os processos entregues nos serviços administrativos da FRP foram também apoiados pela doação da Comissão Local (HOC) da 104.ª Convenção de RI-2013 em Lisboa, 23 dos 78 projectos com montantes que totalizam, para esta fase 10 mil euros.
Do lote de projectos aprovados, 22 enquadram-se na ênfase do Combate à Fome e Pobreza, e foram apoiados com 17.316, euros. A área da Alfabetização/Educação regista 45 candidaturas que serão apoiadas com 40.776,00 euros, e correspondem a 164 bolsas de estudo e 11 prémios escolares para alunos carenciados do ensino superior e do ensino secundário.
A ênfase da Saúde não regista qualquer candidatura, e a da área do Ambiente/Recursos Hídricos inscreve uma candidatura, que será apoiada com 144,00 euros.
De destacar, que nesta fase, o valor total dos projectos candidatados pelos clubes foi de 227.659,47 euros, que serão apoiados com 58. 236,00 euros.
Os projectos recebem ainda, das parcerias conseguidas pelos clubes, um total de 93. 102,08 euros e os clubes inscrevem em fundos próprios o valor de 63.357, 17 euros.