Rotary Club das Caldas da Rainha
entregou 29 prémios escolares

Candidatura a projetos de apoio da Fundação Rotária Portuguesa

“Notícias” dá continuidade à divulgação de projectos enquadrados no âmbito do novo regulamento de candidatura a projectos de apoio da Fundação Rotária Portuguesa (FRP). Falámos com João Manuel Girão, representante do Clube à FRP, e responsável por acompanhar a realização do projeto “Atribuição de 29 prémios escolares” implementado pelo clube rotário das Caldas da Rainha. O projecto, visa premiar os melhores alunos e enquadra-se na ênfase “Alfabetização/Educação”.
 
Notícias (N.) – O RC das Caldas da Rainha desde a entrada em vigor do novo Regulamento de Candidatura a Projectos de Apoio à Fundação Rotária Portuguesa candidatou 15 projectos divididos entre a Promoção da Saúde e a Alfabetização/Educação. Qual o balanço que faz?
João Manuel Girão (J.M.G.) – Os projectos na sua maioria foram atendidos, pelo que o balanço é muito positivo.
N. – Recentemente, o clube concretizou um projecto que consubstanciou a entrega de 24 prémios/bolsas escolares a outros tantos alunos do 9.º ao 12.º ano de escolaridade. Como decorreu esta iniciativa?
J.M.G. – Esta iniciativa já se realiza há 16 anos, sendo encarada pela comunidade caldense, com expectativa e alegria, ao saber que os rotários mais uma vez homenageiam os melhores alunos do 9.º ao 12.º ano de escolaridade.
N. – Que escolas estão envolvidas nesta acção? Como encaram este projecto do RC das Caldas da Rainha?
J.M.G. – Neste evento estão envolvidas todas as escolas dos concelhos das Caldas da Rainha e de Óbidos. Os estabelecimentos de ensino encaram este projecto sempre com grande ansiedade e com expectativa por verem reconhecidos os bons resultados dos seus alunos, pelo trabalho desenvolvido pelos professores e directores responsáveis pelas escolas.
N. – Qual a reação de alunos, pais e professores a esta acção que o clube desenvolve há já 16 anos?
J.M.G. – Na sequência da resposta anterior trata-se, para todos os presentes de uma cerimónia marcante por: 1.º – Para os rotários: pelo trabalho desenvolvido no sentido de incentivar os jovens, para que estes se apliquem mais; 2.º – Para os alunos: ao verem reconhecidos os seus méritos e esforços; 3.º – Para os pais: orgulhosos pelo trabalho realizado pelos filhos, ao serem premiados pelos seus estudos; 4º – Para os professores: por saberem que a sua competência como educadores foi compensada.
N. – Para concretizar este projecto o clube conta apenas com o envolvimento dos companheiros ou também têm parcerias?
J.M.G. – Todo o projecto conta com o envolvimento dos companheiros do clube que ao longo do ano tudo fazem para que o resultado final seja o melhor. Todos os elementos do clube encarregam-se de obter parceiros através de amigos, firmas e entidades. Parcerias estas como o Banco Bic; Auto Leandro; G.M. Seguros; Opticaldas; Sportino; Paraíso do Couto; Farmácia Rosa; companheiros do clube e finalmente com o grande apoio da Fundação Rotária Portuguesa.
N. – Perspectivas para o futuro tendo em conta a retracção económica que se sente no dia-a-dia no país?
J.M.G. – Devido à situação do país vamos tendo mais dificuldade em arranjar parceiros, mas com trabalho e vontade de todo o clube, sempre temos conseguido levar a água ao nosso moinho e vemos o futuro sempre risonho e com esperança para que este projecto de Educação vá acontecendo ao longo de muitos anos.

Caixilho

Os alunos premiados

Escola Técnica Empresarial do Oeste
10.º Ano – Maria Inês Alves
11.º Ano – Samanta Correia
12.º Ano – Marisa Bártolo
Agrupamento da Escola Secundária Raul Proença
9.º Ano – Camila Costa e Matilde Costa
10.º Ano – Rui Santos
11.º Ano – Tênia Clemente
12.º Ano – Nirina Raharitahiana
Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro
9.º Ano – João Subtil
10.º Ano – Patrícia Cunha
11.º Ano – Rafael Ferreira
12.º Ano – Sara Fialho
Agrupamento de Escolas de Josefa de Óbidos
9.º Ano – Luís Maia
10.º Ano – Cristiana Herculano
11.º Ano – Luana Sousa
12.º Ano – Alexandre Ribeiro
Colégio Rainha D. Leonor
9.º Ano – Bernardo Henriques
10.º Ano – João Leiria
11.º Ano – Beatriz Bento
12.º Ano – Mariana Manique
Colégio Frei Cristóvão
9.º Ano – Afonso Barreto
Agrupamento de Escolas D. João II
9.º Ano – Ricardo Ezequiel
Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste
Nível 4 – Ana Filipa Alves
Nível 5 – Filipe Santos

Tatiana Neves – Bolsa de Estudo do Rotary Club das Caldas da Rainha