Máquina de Braille ajuda menina invisual

/>

Acção do Rotary Club de Alcobaça

Divulgamos mais um projecto enquadrado no novo regulamento de candidatura a projectos de apoio da Fundação Rotária Portuguesa (FRP). Conversámos com Albino Maurício Coutinho presidente do Rotary Club de Alcobaça que levou a cabo o projecto “Aquisição de Máquina de Braille para menina invisual”que decorreu em Outubro de 2013.

Notícias (N.) – O RC da Alcobaça candidatou em Setembro último, um projecto na área de Alfabetização/Educação que visou a aquisição de uma máquina de braille para uma menina invisual. Como decorreu o processo?
Albino Maurício Coutinho (A.M.C.)A concretização do projecto correu da melhor maneira possível, uma vez que a professora de Educação Especial, dra. Salomé, organizou uma festa para angariação de fundos e aí obteve uma verba significativa, cerca de 1.000,00 euros. Com a ajuda da Fundação Rotária Portuguesa (FRP), algumas iniciativas do clube e alguns donativos de sócios e amigos do RC Alcobaça, foi possível em pouco tempo reunir o valor necessário, cerca de 3.000,00 euros.
N. – Em anos anteriores candidataram outro projecto na área do Combate à Fome e à Pobreza. Como decorreu?
A.M.C.No ano anterior também conseguimos concretizar um projecto de apoio à Associação de Bem-Estar de Pataias, oferecendo-lhe o equipamento para um quarto de duas camas para seniores, que importou em cerca de 1.900,00 euros, que conseguimos obter através de uma festa comemorativa dos meus 50 anos de actividade profissional, Suportei as despesas e as receitas obtidas reverteram totalmente para o projecto, que contou também com o apoio da FRP, bem como, de montantes angariados em outras actividades promovidas pelo RC Alcobaça.
N. – Para concretizar este projecto formalizaram alguma parceria? Se sim com quem?

A.M.C.Tanto para um como para o outro projecto não foi necessário formalizar nenhuma parceria.
N. – Foi difícil reunir o montante necessário para adquirir o equipamento?
A.M.C.Como ficou dito, não foi difícil reunir os montantes necessários para estes projectos, até porque não se tratava de importâncias muito elevadas.
N. – A jovem Ana Isa Frutuoso está em idade escolar e é acompanhada pela Associação Carisma & Emoções. O clube pensa apoiar outras crianças acompanhadas pela instituição?
A.M.C.Quanto a futuros apoios à Associação Carisma & Emoções, não temos nada previsto, mas estamos atentos e se nos for solicitado algum apoio será analisado pontualmente e corresponderemos na medida das nossas possibilidades.
N. – O clube pensa candidatar novo(s) projecto(s) na 2.º fase de candidatura de 2014, que decorre no próximo mês de Setembro?
A.M.C. – Em relação a futuras candidaturas, nomeadamente em Setembro/2014, será já o futuro presidente do RC Alcobaça, a tratar do assunto, já que este meu segundo mandato consecutivo, terminará no final do próximo mês de Junho. De qualquer forma, cá estaremos para ajudar da melhor maneira o novo presidente a levar a cabo os projectos que em boa hora lhe sejam apresentados.