Edição n.º 32 do Jornal Rotary em Acção
está disponível na versão impressa e digital

A edição n.º 32 do Jornal Rotary em Acção (janeiro/fevereiro) chegou esta semana às mãos dos leitores e traz vários motivos de interesse para leitura.
No editorial o diretor do jornal, Luís Valente, chama a atenção para a entrevista – tema de capa – a Noel de Miranda, biólogo que, recentemente, obteve duas bolsas de estudo que lhe vão permitir continuar a desenvolver o seu trabalho de investigação. Na conversa que tivemos com Noel de Miranda, licenciado em Biologia Aplicada pela Escola de Ciências da Universidade do Minho que está a desenvolver um projeto de investigação na área do cancro intestinal (segunda causa de morte em Portugal por doença oncológica) no Centro Médico da Universidade de Leiden, na Holanda, serviu ainda para conhecer melhor o jovem que há 12 anos estuda o cancro intestinal e que prevê que daqui a 3 anos o projeto terá os primeiros ensaios pré-clínicos. O seu dia-a-dia, as saudades da família e dos amigos e da gastronomia portuguesa são também abordados por Noel de Miranda, natural de Póvoa do Varzim.
Nesta edição destaque também para as duas assembleias de representantes da Fundação Rotária Portuguesa, e para a 1.ª fase de apresentação de candidaturas a projetos de apoio da FRP, que decorre este mês de Fevereiro.
Outro motivo de interesse constituem os textos de divulgação de vários projetos que já foram concretizados ou estão em fase de desenvolvimento por vários clubes rotários dos dois distritos: 1960 e 1970, bem como de iniciativas desenvolvidas nas comunidades em que os clubes rotários estão inseridos.
Nas 16 páginas da edição 32, o leitor encontra ainda informação sobre, a atividade de clubes de jovens, onde é exemplo o Rotaract Club de Vila Nova de Famalicão que equipou uma sala na Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Vila Nova de Famalicão, tornando mais confortável o espaço de acolhimento dos jovens que frequentam a instituição.
A fechar a edição notícia sobre o 90.º aniversário de Rotary em Portugal, que tem no RC Lisboa, o primeiro clube formado no nosso país.
O diretor do jornal lembra ainda, no editorial, a importância do movimento rotário português celebrar no dia 23 de Fevereiro, o 111.º aniversário de Rotary Internacional, celebrando a primeira reunião rotária realizada em 23 de fevereiro de 1905 que juntou «Gustavus Loehr, Silvester Schiele e Hiram Shorey no escritório de Loehr, em Chicago,
ficando esta reunião conhecida como a primeira reunião de Rotary Club».
Boa leitura.