Clubes podem candidatar projectos
durante o mês de Setembro

Candidatura a Projectos de Apoio da FRP

O período para apresentação de candidaturas de projectos ao abrigo do regulamento de Candidatura a Projectos de Apoio da Fundação Rotária Portuguesa (FRP) decorre de 1 a 30 de Setembro.
Para esta fase o Conselho de Administração da FRP e as governadorias dos dois distritos rotários – António Silva, D. 1960 e Fernando Laranjeira, D. 1970 –, indicaram as seguintes áreas e percentagens: Combate à Fome e Pobreza – 40% do valor do projecto apresentado; Alfabetização e Educação – 40% do valor do projecto apresentado; Promoção de Saúde – 10% do valor do projecto apresentado e Recursos Hídricos e Ambiente – 10% do valor do projecto apresentado.
Para esta fase a FRP dispõe de 69.334,86 euros, valor ao qual acrescem 10.000,00 euros oriundos das verbas doadas pela Comissão Local da Convenção de Lisboa-HOC 2013. Como foi divulgado, uma parte do resultado líquido positivo daquela Comissão (100.000,00 euros), foi doado à FRP, para durante 5 anos, reforçarem em 10.000,00 euros cada uma das 2 fases anuais (Fevereiro e Setembro), as verbas que a fundação disponibiliza para a poio aos projectos que os clubes Rotários Portugueses candidatam.
Após aprovação segundo a valoração indicada na cláusula 8.º do regulamento, o projecto apresentado recebe a percentagem pré-definida, até ao limite máximo de 2.500 euros.
Segundo a cláusula 8.ª do regulamento os projectos de Apoio da Fundação Rotária Portuguesa são valorados tendo em conta os seguintes parâmetros: enquadramento do projecto nas áreas propostas pelos Governadores para cada ano rotário; enquadramento do projecto nas ênfases presidenciais; impacto social e grau de urgência da acção proposta no quadro da comunidade a que se destina; número de clubes envolvidos, em regime de parceria, na acção proposta; relação custos/benefícios das acções a executar; ordem de chegada, com registo, para o efeito, da data em que deram entrada na Secretaria da FRP, numerados para o efeito e número de apoios que o clube proponente já teve da FRP.