Prémio dos Fundadores distingue mérito de alunos e de bolseiros

57.º aniversário da Fundação Rotária Portuguesa

A comemoração do 57.º aniversário a Fundação Rotária Portuguesa (FRP) – fundada a 19 de Abril de 1959 – juntou, no passado sábado, no Hotel D. Inês, em Coimbra, elementos rotários de clubes oriundos de todo o país, bem como 10 alunos e 2 bolseiros, respetivos familiares e amigos, numa jornada de confraternização.
Oportunidade para entregar aos jovens, considerados entre pares, como melhores alunos, o Prémio dos Fundadores. Cada prémio é constituído por quantia em dinheiro (500 euros), um diploma e o livro “Quadro de Honra” que reúne a história de cada um dos 10 fundadores da FRP, e dos dois instituidores dos prémios escolares que distinguem os dois melhores bolseiros da fundação (um de cada distrito rotário) bem como apresenta o perfil dos estudantes distinguidos.
O Prémio dos Fundadores constitui ainda uma homenagem (que tem lugar anualmente e que coincide com o aniversário da instituição) aos 10 elementos que integraram o primeiro Conselho de Administração (1959) e que consta da atribuição de igual número de prémios escolares, cada um com o nome de um dos administradores. Estes prémios foram instituídos pela FRP em 1996; enquanto a entrega dos prémios aos melhores bolseiros remonta a 1989.

Conselho de Administração distinguiu rotários

Seguiu-se uma pequena e singela sessão de homenagem a alguns rotários pela forma exemplar como têm servido a FRP. Deste modo, Teresa Mayer, presidente do CA, entregou diplomas de reconhecimento a: Diamantino Gomes (ausente da sessão), Silvério Guerreiro, José Manuel Veiga Testos, Mara Filipa Ribeiro Duarte, Manuel Cabral de Deus Amaral.

Sorteados os clubes para atribuição do Prémio dos Fundadores em 2017

No seguimento da entrega do Prémio dos Fundadores da FRP realizou-se o sorteio, que dita quais os clubes que em 2017 irão atribuir os prémios. Do sorteio, que contou com a participação dos jovens distinguidos na sessão, saiu a seguinte lista: RC Póvoa de Lanhoso; RC Parede-Carcavelos; RC Sines; RC Porto-Portucale; Montemor - o-Velho; RC Lisboa Centenarium; Lisboa Centro; Torres Vedras; RC Vila Nova de Famalicão e RC Viana do Castelo.