Portugal

Tábua, um recanto a visitar em Portugal

Localizada no distrito de Coimbra, Tábua tem uma localização privilegiada entre Serra da Estrela, a Lousã, Buçaco e Caramulo. Desta forma, podemos dizer que Tábua é abrangida pelas regiões do vinho do Dão e do queijo da serra, apresentando um clima temperado, com invernos pouco rigorosos e secos e verões amenos.


Quem visita Tábua pode (e deve), visitar o património natural muito rico. Por lá pode-se visitar a Pedra da Sé, a Aldeia de Sevilha, e ainda dar um saltinho à Serra da Estrela.
Para quem pretende ficar lá alguns dias, existem ainda várias opções de alojamento e várias opções de locais para comer.
E por falar em comer… Tábua tem uma gastronomia rica com diversos pratos que se mantém fieis às receitas tradicionais. Entre eles, a chanfana, o cabrito assado, tiborna de bacalhau, bucho à moda de Tábua, Bacalhau à Fonseca e ainda alguns enchidos. Quando o assunto são as sobremesas, Tábua é rica em petiscos como Tigelada, Doce de abóbora, sonhos de abóbora entre outros… Já nos vinhos, o destaque vai para o já referido, vinho da região vinícola do Dão.

Tábua é uma zona mesmo calma, perfeita para pessoas que procuram descansar. Uma das sugestões mais procuradas e requisitadas, é o Luna Hotel, com uma decoração de interiores muito acolhedora e onde somos recebidos por duas piscinas (uma interna e externa), uma sauna e um jacuzzi. Além disso, o pequeno-almoço é soberbo e o hotel conta ainda com vários detalhes em que a decoradora teve excelente bom gosto que de certeza vão fascinar os seus visitantes.

E se depois de tudo isto ainda sobrar espaço na barriga e vontade de passear, nada como um passeio pelas Aldeias de Xisto da Lousã, ou uma escapadinha à Mealhada, ou até mesmo um passeio na zona histórica de Coimbra.
Opções não faltam, faltam é dias de férias, para uma visita a Tábua o quanto antes.