André Baleiro vence 9.º Concurso de Canto Lírico
da Fundação Rotária Portuguesa

Centro Cultural de Belém

A final da 9.ª edição do Concurso de Canto Lírico da Fundação Rotária Portuguesa (FRP), 2016, um dos mais prestigiados concursos de canto nacional, consagrou André Baleiro (barítono), como grande vencedor.
O espectáculo da final do concurso, que teve lugar no dia 15 de Maio no pequeno auditório do Centro Cultural de Belém, em Lisboa, integrou ainda a actuação de Adriana Romero (mezzo soprano); Sílvia Sequeira (soprano); Helena Castro Fereira (soprano); Leila Moreso (soprano) e Sofia Pedro (soprano). O finalista João Terleira (tenor), não compareceu «por motivos pessoais», esclareceu a organização do espectáculo.
Além de André Baleiro, que arrecadou o 1.º Prémio (Bolsa de Estudo ernst & young, Prémio CCB, Prémio Casa de Portugal André Gouveia); Prémio do Público (Bolsa de Estudo Joquim José de Sousa); Prémio Melhor Intepretação de Canção Portuguesa (Bolsa de Estudo Nucase) e Prémio Melhor Interpretação de Canção Estrangeira (Bolsa de Estudo Cascais Villa); o júri atribuiu o 2.º Prémio (Bolsa de Estudo Cidade de Lisboa) a Helena Costa Ferreira e o 3.º Prémio (Bolsa de Estudo Fundação Millenium bcp) a Leila Moreso.
Sílvia Sequeira venceu o Prémio Círculo Richard Wagner (constituído por Bolsa Viagem a Bayreuth e Bolsa Goethe-Institut); enquanto o Prémio de Acompanhamento ao Piano (Bolsa de Estudo Rotary Club Porto-Foz) foi entregue a Isabel Romero.
Todos os cantores, bem como os acompanhentes, receberam ainda de Teresa Mayer, presidente da FRP e de Miguel Real Mendes, Governador do D. 1960, diplomas de participação, atribuídos pela FRP e uma lembrança em cerâmica.
O júri da final foi constituído por António Wagner Diniz, cantor lírico, professor na EMCN, (Presidente); Joana Silva (cantora lírica, ex-professora na ESML); Marina Ferreira (cantora lírica); Rui Taveira            (cantor lírico, professor na ESMAE); António Salgado (cantor lírico, professor na ESMAE); Elsa Saque (cantora lírica, ex-professora na ESML); José Brandão (pianista, professor na EMCN); Angel Gonzalez (pianista, professor na ESMAE) e Carmen Subica (cantora lírica, professora no CRPD).

Agradecimento da FRP

Teresa Mayer, presidente do Conselho de Administração da Fundação Rotária Portuguesa, na alocução que proferiu na cerimónia de entrega de prémios agradeceu, em nome da FRP a «todas as entidades e pessoas voluntárias que apoiaram a realização da 9.ª edição do Concurso de Canto Lírico da FRP». Dirigiu também uma palavra de apreço aos conservatórios e escolas de música envolvidas neste concurso, «que em parceria com os clubes rotários organizaram nas respectivas cidades as diversas provas eliminatórias».
Agradeceu ainda a participação «voluntária e graciosa dos membros do júri, das diversas provas, e de muitos professores de música e rotários de vários clubes».
Endereçou ainda uma mensagem de «felicitação a todos os concorrentes pela qualidade das suas audições e que continuem os seus esforços de aperfeiçoamento. Que as bolsas de estudo instituídas como prémios possam ser, como é o objectivo deste concurso, uma preciosa ajuda para os concorrentes laureados».
Em sessão pós-encerramento Teresa Mayer entregou às entidades que participaram na organização do concurso Diplomas de Reconhecimento.

Medeiros de Sousa e José Brandão
os responsáveis do concurso

António Wagner Diniz, presidente do júri, lembrou que há nove anos que organizam o concurso e exortou uma ouvação do público a Medeiros de Sousa e a José Manuel Brandão os responsáveis pela realização do evento, bem como para o júri que abnegadamente «durante nove anos tem seleccionado os melhores cantores portugueses que têm feito carreira tanto em Portugal como no estrangeiro».