Ásia Pacifico

Ruínas arqueológicas de Moenjodaro

. Mohenjodaro é a mais antiga e mais bem preservadas em ruínas urbanas no subcontinente indiano, remonta ao início do terceiro milênio A.C. e exerceu uma influência considerável sobre o desenvolvimento subsequente da urbanização da península indiana.

. O sítio arqueológico está localizado na margem direita do rio Indus, a 400 km de Karachi, na província de Sind do Paquistão. Floresceu por cerca de 800 anos durante os III e II milénios BC. Centro da civilização do indo, um dos maiores no velho mundo, nesta cidade de 5.000 anos é a manifestação mais antiga da urbanização no sul da Ásia. Seu planejamento urbano supera a de muitos outros locais das civilizações orientais que estavam a seguir.

. De enormes proporções, Mohenjodaro compreende dois setores: um montículo de estupa que sobe no sector Ocidental e, a leste, a cidade baixa ruínas propagação fora ao longo das margens do indo. A Acrópole, definido em aterros elevados, as muralhas e a cidade baixa, que é apresentada de acordo com regras estritas, fornecem evidências de um sistema de planejamento urbano.

. O monte de estupa, construído sobre uma plataforma massiva de tijolos de barro, compõe-se das ruínas de várias estruturas principais – banheira grande, grande celeiro, Praça da faculdade e Pillared Hall – bem como um número de casas particulares. A extensa cidade baixa é um complexo de privados e casas públicas, poços, lojas e edifícios comerciais. Estes edifícios são postos fora ao longo de ruas de interseção entre si em ângulo reto, em uma forma altamente ordenada de planejamento da cidade que também incorporou importantes sistemas de saneamento e drenagem.

. Esta vasta ruína urbana de Moenjodaro, somente aproximadamente um terço tem sido revelar por escavação desde 1922. As bases do local são ameaçadas por ação fisiológica devido a um aumento do lençol freático do rio Indus. Este foi o tema de uma campanha internacional da UNESCO na década de 1970, que parcialmente atenuado o ataque sobre os edifícios de tijolos de barro pré-históricos.

 

image (c) M.Imran