Espanha Europa

Ermita de San Gregorio

Na rua Ruavieja de Logroño é a Capela de San Gregorio, reconstruído no mesmo lugar onde a original foi construído no século XVII.

San Gregorio, Bispo de Ostia, foi enviado a La Rioja por Papa Benedict IX. No mesmo lugar onde o Santo viveu e morreu em 1044, foi construída uma capela que ‘fez a honra e glória’ cidade ‘ pelo Regidor Alonso de Bustamante y Torreblanca em 1642.

A capela original desapareceu em 1971, embora que a cidade recuperou grande parte das pedras, numerou-as e colocou-as em suas lojas para a reconstrução.

Com a renovação da rua de Ruavieja, reconstruiram-se blocos de apartamentos, embora fosse reservado o Conselho da cidade, espaço que tinha sido definido anteriormente para reconstruir o Santuário.

Assim, a 9 de maio de 1994, coincidindo com a festa de São Gregório e o aniversário de 950 anos da sua morte, abriu a nova capela, em que as pedras foram usadas na reconstrução da cidade, que tinha sido cuidadosamente preservadas. A pintura de São Gregório, que preside desde então e foi restaurado pelo Rotary Club de Logroño. Quem participou na abertura foi para o pastor da aldeia de Sorlada Logroño, Navarra na sua Basílica que abriga os restos mortais de São Gregório e foi quem trouxe para a ocasião, o busto do Santo, que está na Basílica. Foi também presente, como música gravação, a voz de Pepe Blanco, que cantou a capela ‘Chiquitita’ em um dos seus mais populares.